terça-feira, 25 de novembro de 2008

Tema do blog


O blog aborta sobre a região Centr-Oeste e seus varios temas. E é extremamente recomendado que abra o blog pelo mozila pois erros são relatados frequentimente no provedor da internet exeplore.


Uma boa noite para todos. e podem usar Ctrl C e Ctrl V em qualquer coisa do blog.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Extrativismo

Extrativismo mineral

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5b/GoldNuggetUSGOV.jpg/250px-GoldNuggetUSGOV.jpg

O ouro é um dos produtos econômicos mais importantes da Região Centro-Oeste do Brasil, ao lado do diamante e do ferro.

As riquezas minerais do Centro-Oeste são ainda mal conhecidas, mas mesmo assim a região se projeta como possuidora de excelentes reservas de ferro, manganês, níquel, cristal de rocha, ouro e diamante. O ferro e o manganês são encontrados em um grande bloco de rochas cristalinas, o Maciço do Urucum, que aflora em plena horizontalidade da Planície do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Embora abundantes, essas reservas são de baixa qualidade. Destinam-se ao abastecimento da usina siderúrgica Sobrás, em Corumbá, e o excedente é exportado para os Estados Unidos, Argentina e Uruguai. O cristal de rocha aparece em Goiás e também é destinado à Sobrás e à exportação, principalmente para o Japão. Em Goiás é encontrado ainda o níquel, enquanto o ouro e o diamante são extraídos, através do garimpo, principalmente em Mato Grosso.



Extrativismo vegetalImagem:GoldNuggetUSGOV.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b3/Latex_dripping.JPG/100px-Latex_dripping.JPG

http://pt.wikipedia.org/skins-1.5/common/images/magnify-clip.png

Coleta do latex da seringueira

O extrativismo vegetal é uma atividade econômica importante sobretudo em áreas mais distantes dos grandes centros. Da imensa Floresta Amazônica, que recobre a parte norte da região, extraem-se borracha e madeiras de lei, como mogno, cedro, imbuia e outras. No sudoeste de Mato Grosso extraem o angico e a poaia, cujas raízes fornecem matéria-prima para a indústria farmacêutica; no Pantanal, a espécie de maior aproveitamento é o quebracho, do qual se extrai o tanino, utilizado no curtimento do couro; e no sul de Mato Grosso do Sul alternam-se o extrativismo vegetal e plantações de erva-mate. e a mais doda do pais

Extrativismo animal

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/98/Alligator.jpg/250px-Alligator.jpg

http://pt.wikipedia.org/skins-1.5/common/images/magnify-clip.png

O jacaré é uma das vítimas da caça predatória.

O extrativismo animal, representado pela caça, não possui expressão comercial regular e oficializada. Entretanto, praticam-se intensamente as atividades extrativas ilegais. A caça predatória tem como conseqüência a matança indiscriminada de jacarés e a extinção de inúmeras outras espécies de aves e animais terrestres, ocasionando grave desequilíbrio ecológico na região.

Entre os animais mais dizimados estão: a garças, caçadas por causa de suas penas; as lontras e ariranhas, devido à grande procura de suas peles no exterior; e os jacarés, cuja pele é utilizada na fabricação de cintos, bolsas, calçados etc.

É também relevante a pesca de grandes peixes de água doce em importantes rios.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5b/GoldNuggetUSGOV.jpg/250px-GoldNuggetUSGOV.jpg

domingo, 2 de novembro de 2008

Artesanato da região Centro-Oeste

Região Centro-Oeste Coleção 'Um Convite à Reflexão'





Ignore, que são cinco videos, pois este blog apenas aborda sobre a região Centro-Oeste , sendo um trabalho escolar do Colégio Pedro II

Vídeo de Geografia da região Centro-Oeste

Video contendo imagens do bioma da região pantaneira

Pantanal