quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Centro-Oeste Estados

A Região Centro Oeste com 1.606.371,505 de área e 13.269.517 habitantes
Esta é a divisão oficial do IBGE, para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais (tais como relevo, clima, vegetação e solo), posição geográfica, bem como afinidades socioculturais. Esta região brasileira possui os seguintes estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a oeste da região Centro-Oeste e a maior parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal, sendo o extremo sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). Ocupa uma área de 903.357 km², pouco menor que a Venezuela. Sua capital é a cidade de Cuiabá.
As cidades mais importantes são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis,Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres e Primavera do Leste. Veja a lista de municípios e distritos de Mato Grosso. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos 600 metros de altitude. Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá são os rios principais. Veja a lista de rios de Mato Grosso.
Lingüisticamente, o nome Mato Grosso dentro de frases é acompanhado por artigo indefinido, como acontece com os estados de Minas Gerais, de Goiás e de Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado ao sul da região Centro-Oeste e sua capital é a cidade de Campo Grande. Lingüisticamente, o nome Mato Grosso do Sul dentro de frases é acompanhado de artigo indefinido, como acontece com os estados de Mato Grosso e de Goiás.
Tem como bebida típica o tereré (semelhante ao chimarrão, porém frio), tomado nos encontros entre amigos e familiares, sendo também considerado o estado-símbolo dessa bebida e maior produtor de erva-mate da região Centro-Oeste do Brasil. O uso desta bebida, derivada da erva-mate (Ilex Paraquariensis), nativa na região, é de origem pré-colombiana. O Aqüífero Guarani banha parte do estado[2], sendo o Mato Grosso do Sul detentor da maior porcentagem do Aqüífero dentro do território brasileiro. O estado constituía a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 11 de outubro de 1977 e instalado em 1 de janeiro de 1979, porém a história e a colonização da região, onde hoje está a unidade federativa, é bastante antiga remontando ao período colonial antes do Tratado de Madri, em 1750, quando passou a integrar a coroa portuguesa. Durante o século XVII, foram instaladas duas reduções jesuíticas, Santo Inácio de Caaguaçu e Santa Maria da Fe do Taré, entre os índios Guarani na região, então conhecida como Itatim. Uma parte do antigo estado estava localizado dentro da Amazônia legal, cuja área, que antes ia até o paralelo 16, estendeu-se mais para o sul, a fim de beneficiar com seus incentivos fiscais a nova unidade da federação. Historicamente vinculado à região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul teve na pecuária, na extração vegetal e mineral e na agricultura, as bases de um acelerado desenvolvimento iniciado no século XIX.

Goiás é uma das 27 unidades federativas da República Federativa do Brasil. Situa-se a leste da Região Centro-Oeste, no Planalto Central brasileiro. O seu território é de 340.086 km², sendo delimitado pelos estados de Tocantins (norte), Bahia (nordeste), Mato Grosso (oeste), Mato Grosso do Sul (sudoeste), Minas Gerais (leste e sul) e pelo Distrito Federal. Tem por capital a cidade de Goiânia.
Com quase seis milhões de habitantes é o estado mais populoso do Centro-Oeste. Em 2005 era o nono estado mais rico do país.[carece de fontes?]
O topônimo Goiás (que antes da última reforma ortográfica era escrito Goyaz) tem origem na denominação de uma comunidade indígena. Guaiá, composto de Gua e iá, significa "indivíduo igual", "pessoas de mesma origem". Linguisticamente, o nome Goiás dentro de frases é acompanhado de artigo indefinido, como acontece com os estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais.

O Distrito Federal é uma unidade federativa atípica, sendo uma das 27 unidades federativas do Brasil, coexistindo com a capital Brasília, cujos limites estão onde termina o Distrito Federal. A capital foi fundada em 21 de Abril de 1960. Foi construída em três anos e dez meses, através de um projeto do presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional do município do Rio de Janeiro para o centro do país. Até a criação de Brasília, a Capital Federal localizava-se na cidade do Rio, antecedida por Salvador.
Esta "UF" foi no tempo do Brasil Império o Município Neutro, onde se situava a corte no Rio de Janeiro e foi transferido para o interior do Brasil, sudeste do Estado do Goiás. Quando de sua transferência, o território onde se localizava foi transitoriamente o Estado da Guanabara de 1960 a 1975. O Distrito Federal manteve inicialmente sua estrutura político-administrativa, permanecendo até hoje com o prestígio de instituições centenárias e uma capital com menos de meio século.
Com a reordenação republicana do território brasileiro as Províncias passaram a Estados e cada estado passou a ser uma Unidade da Federação. Quase todos são estados surgidos das províncias de mesmos nomes, excepto o Distrito Federal e outros Estados criados pela divisão territorial, quando por exemplo se dividiu o Estado do Goiás em dois, o território norte passou a ser o Estado do Tocantins e o sul permaneceu Goiás.

Nenhum comentário: