quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Centro-oeste Mitos e Lendas

Centro-Oeste: Mitos e Lendas

A Mãe do Ouro
A busca do ouro e pedras preciosas escaldou a mente de muita gente em tempos idos em nosso Brasil. Nas arremetidas pelos sertões, os grotões foram vasculhados pelos batedores, as grimpas desmontadas pelos garimpeiros e a areia faiscante, faiscada pelos faiscadores, que embora arrojados, viviam em solidão. Solidão que lhes criou o medo. E o medo deu asas à imaginação, surgiram as lendas. O fogo- fátuo, que se desprende da ossada dos animais mortos com um chuvisco que caía, cria a Mãe do Ouro, o Boitatá dos índios, cobra de fogo, que corisca no céu. Basta um deslocamento do fogo-fátuo para que, ou corram de medo dele, ou creiam que no lugar de onde saiu existam tesourosescondidos.

Onça da Mão Torta
Os caçadores, principalmente, temem muito encontrar este monstro. Trata-se de uma onça enorme, rajada e que tem a pata dianteira torta. Ela é enfeitiçada e, por mais que a atirem, não sofre nada. Isto porque a onça é a alma penada de um vaqueiro velho. Este vaqueiro foi muito ruim, tendo cometido toda a sorte de crimes. Matava, roubava, perdia moças. Enfim, era muito mau.

A Criação do Mundo
Dentre as lendas carajá está a da criação do mundo. São unânimes em afirmar que originaram do Furo das Pedras. Um local debaixo d’água, perto do rio Macaúba. Seus parentes, os javaé e os xambivá, teriam a mesma origem. Afirmam que os animais se transformam em homens e vice-versa. Acreditam que os astros são povoados por seres humanos, que descem à terra.

Nenhum comentário: