quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Pontos Turísticos :


Pantanal

Chapada dos Guimarães:

Trilhas levam a formações rochosas de todos os tamanhos, mirantes com vista para a planície pantaneira, cachoeiíras, cavernas e piscinas naturais. O parque fica próximo de Cuiabá, mas a pequena cidade de Chapada dos Guimarães oferece opções de hospedagem e guias para os passeios. Um deles é ir até a Gruta da Lagoa Azul, uma extensão da Caverna Aroe Jari com lago de águas cristalinas que, por causa de uma reação química natural, possui tons azulados. Com água em torno de 18ºC, é um bom local para se banhar após a caminhada de 3 h, feita normalmente sob o forte calor do cerrado.



Bonito:

É um dos paraísos ecológicos do país. Algumas das atrações: Gruta do Logo Azul; mergulhos em águas cristalinas repletos de peixes nos rios da Prata, do Peixe e no Sucuri e Aquário Natural; caminhadas em trilhas pelo mato no Parque das Cachoeiras e na Cachoeira do Rio Aquidabã; passeios de bote nas corredeiras do Rio Formoso.Todas as atrações estão em áreas particulares e são organizadas por agências de turismo. Na alta temporada recomendo-se reservar os passeies com antecedência.




Planalto Central

Brasilia:

Planejado pelos arquitetos Lúcio Casta e Oscar Niemayer, a cidade é uma grande atração turística e sua construção, um marco da arquitetura moderna, que lhe valeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Destacam-se o conjunto formado pela Praça dosTrês Poderes (Palácio do Planalto, Congresso e SupremoTribunal Federal) e pela EspIanada dos Ministérios, onde ficam o Palácio do Itamaraty e a Catedral Metropolitana. Desde a inauguração em 1960, a capital transformou-se numa cidade mistica, atraindo dezenas do seitas religiosas e visitantes para os templos construídos nos arredores. O turismo rural é a novo opção de lazer para sair da cidade, vazia nos finais de semana.




Caldas Novas:

O maior pólo turístico do Estado recebe anualmente mais do 1 milhão de visitantes. Os hotéis mais estruturados oferecem , parques de águas termais com propriedades medicinais. Reaberto ao público, o Parque Estadual da Serra de Caldas (onde nasce o rio que abastece a Pousada do Rio Quente) oferece trilhas na vegetação do cerrado.




Alto Paraíso de Goías :

A cidade serve de base para conhecer a Chapada dos Veadeiros, com rios, cachoeiras e trilhas na mata. Além do Parque Nacional, muito procurado por místicos, há dezenas de atrações naturais. Para quem busca aventura, existem alguns locais de difícil acesso que podem ser explorados com a ajuda de guias mais experientes.

Nenhum comentário: